Por uma área de mata de cerca de 35 mil metros, estão espalhadas dezenas de peças animatrônicas – robôs usados para dar realismo a filmes – de dinossauros. Cada uma, em média, mede cerca de 10 metros de altura. Todas as réplicas movimentam-se, além de emitir sons similares aos dos extintos animais.
Ao acessar o espaço Vale dos Dinossauros, os visitantes podem fazer uma viagem em um microônibus ou realizar os passeios a pé, em meio à mata nativa, onde estão espalhados os dinossauros.
Entre as espécies em exposição estão: Espinossauro, Tricerátopo, Velociraptor, Mamenquissauro, Carnotauro, Pteranodonte, Estegossauro, Sarcosuchus, Galimimo, Anquilossauro, Paquicefalossauro, Plesiossauro, Braquiossauro, Dimetrodon, Kentrossauro, Utahraptor e Edmontonia. Para março, o parque temático terá mais dez dinossauros. As principais novidades são o Tyrannosaur (Tiranossauro Rex) com 10 metros de altura, o styracosaurus (Estiracossauro) com 7 metros de comprimento e o Brachiosaurus (Braquiossauro) com 15 metros de altura.
No Vale dos Dinossauros há também uma loja com souvenirs e materiais relacionados ao período pré-histórico, além de uma lanchonete temática.