Com menos de 100 metros de comprimento, a Rua Coberta, em Gramado, originalmente chamada de Rua Madre Verônica, não permite mais a passagem de carros. Abriga apenas o burburinho dos turistas que por ali passeiam. Protegida por um telhado de vidro, a galeria reúne lojas, bares, bistrôs e cafés.
É nesta charmosa rua que o turista pode observar o fervor do centro da cidade, enquanto toma um chocolate quente da Caracol ou um café, e comprovar que são pontos turísticos como este que fazem Gramado ser um pedacinho da Europa no Rio Grande do Sul. Além disso, a Rua Coberta é uma excelente opção turística para quem quer fugir do tempo frio e chuvoso do inverno, mas sem deixar de apreciar o glamour da cidade.
Localizada em frente ao Palácio de Festivais e da Igreja Matriz São Pedro, e ao lado da Praça Major Nicoletti, a Rua Coberta liga a Avenida Borges de Medeiros à Rua Garibaldi. O acesso à rua é livre, mas as lojas costumam fechar às 19h, enquanto os restaurantes e cafés funcionam, normalmente, até a meia-noite. O espaço também serve como palco de eventos e apresentações durante o ano todo.